Como puderam ver, no tópico “Quando se inicia o eSocial”, algumas empresas, aquelas que tiveram faturamento superior a R$ 78.000,00 (setenta e oito milhões) no ano de 2016, já estão obrigadas à enviar informações ao eSocial. Para estas empresas o eSocial já é uma realidade e não uma obrigação futura. Significa que, para as empresas que ainda não estão obrigadas a transmitir suas informações para o eSocial, resta pouco tempo para se adequarem.

Mas afinal, você e sua empresa estão preparados para o eSocial?

Esta é uma dúvida recorrente que todos querem saber! Não é por menos, afinal, após tomar conhecimento de tudo o que foi exposto nos tópicos anteriores, não se preparar seria no mínimo irresponsável.

Se você ainda não leu os tópicos anteriores, clique aqui, e leia-os antes da leitura deste post.

Para saber se sua empresa está preparada para o eSocial, antes, é preciso que você tenha pleno conhecimento sobre como andam as Relações de Trabalho de sua empresa. Para isso, sugiro algumas perguntas:

  1. Sua empresa possui uma política de prazos e controles com relação à admissões e demissões?
  2. Sua empresa tem o hábito de fazer admissão retroativa e enviar os documentos admissionais para a Contabilidade após o empregado já estar trabalhando?
  3. Sua empresa está em dia com as obrigações relacionadas à Saúde e Segurança do Trabalho (SST)? Possui PPRA, PCMSO e demais programas exigidos por Lei?
  4. Os exames ocupacionais estão sendo realizados dentro do prazo?
  5. É fornecido o PPP aos empregados?
  6. Seus empregados são submetidos aos exames Admissionais, Periódicos, de Mudança de Função, de Retorno ao Trabalho e Demissionais?
  7. Sua empresa possui controle/escala de férias?
  8. As férias são avisadas aos empregados com no mínimo 30 dias de antecedência?
  9. O pagamento das férias é feito dentro do prazo legal?
  10. Os estagiários de sua empresa estão de acordo com as exigências da Lei nº 11.788/2008 (Lei dos Estagiários)? Eles são submetidos à realização dos ASOS (admissional, periódico, demissional, etc)? Foi contratado um seguro de Acidentes Pessoais?
  11. Sua empresa possui controle de ponto? Ela está obrigada à fazer o registro de ponto?
  12. Os profissionais que manuseiam o ponto e definem as jornadas/escalas de trabalho de sua empresa tem algum conhecimento sobre a legislação  trabalhista no que tange à jornadas de trabalho? Possuem treinamento adequado para o manuseio do ponto?
  13. Sua empresa está em dia com as cotas de Aprendizes e Pessoas com Deficiência (PCD)?
  14. Sua empresa já fecha o ponto do 01 a 31, ou último dia, do mês corrente? Está apta à esta mudança?
  15. Sua empresa faz controle de atestados médicos recebidos dos empregados? Eles são informados para a contabilidade?
  16. Sua empresa adota o Banco de Horas? Seu controle está de acordo com a Convenção Coletiva ou com a legislação vigente?
  17. Sua empresa tem um departamento de Recursos Humanos (RH)?
  18. Considera o RH de sua empresa organizado?
  19. Qual o nível de capacitação dos profissionais do RH de sua empresa?
  20. Sua empresa investe na capacitação dos profissionais de RH?
  21. Seus profissionais de RH se acham capazes de cumprir com todas rotinas trabalhistas exigidas pela legislação trabalhista?
  22. Os supervisores, gerentes e demais colaboradores que lidam com as relações trabalhistas possuem algum conhecimento das políticas de relações trabalhistas estabelecidas pelo RH de sua empresa?

Estas são apenas algumas perguntas à serem refletidas pelos gestores e profissionais envolvidos com as relações de trabalho.

Observe que os profissionais de RH serão MUITO exigidos com o eSocial. Afinal eles serão os responsáveis pelo elo entre os empregados, empresa, departamento jurídico, medicina do trabalho, financeiro e outros setores que participarão no envio das informações para a Contabilidade, de modo que o eSocial seja corretamente alimentado.

Sendo assim, nada mais importante do que conhecer a situação atual de sua empresa e a capacidade de seus profissionais e, se necessário, INVESTIR na capacitação dos mesmos ou, até mesmo, programar a terceirização ou substituição destes.

Lembre-se sempre que, o eSocial é complexo, volumoso e, principalmente, FISCALIZADOR!

E então, Você e sua empresa estão preparados para o eSocial?

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, não perca tempo, lembre-se, a Scalabrini & Associados está pronta para lhe ajudar!

Agende AGORA uma conversa sobre o eSocial e esteja por dentro de tudo! Para isto, clique AQUI!

Será um prazer poder lhe ajudar!